Vereadores aprovam projeto de lei em Sessão Extraordinária

PL vai beneficiar mais de 500 mil pessoas em tratamento contra o câncer

Os vereadores da Câmara Municipal de Linhares aprovaram, nessa terça-feira (13), em Sessão Extraordinária, o projeto de lei do poder Executivo nº 4529/2018 que autoriza o chefe do Executivo a outorga de concessão de uso de imóvel de propriedade do município à Fundação Beneficente Rio Doce. Será destinada uma área de 2310m², no bairro Perobas, para a implantação do serviço de radioterapia. A aprovação foi unânime e, segundo os parlamentares, o PL vai beneficiar mais de 500 mil pessoas de 13 municípios que precisam fazer tratamento contra câncer.

Segundo a diretora-geral do Hospital Rio Doce, Fátima Biancardi, Linhares foi uma das três cidades do Espírito Santo que vai receber o equipamento. “Isso faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS) no país, promovido pelo Ministério da Saúde, que nos garante um atendimento mais humanizado aos pacientes”, disse na tribuna.

O provedor do hospital, Arles Miranda, também usou a tribuna e disse que o projeto que vai atender toda a região. “Serão 13 municípios beneficiados e mais de 500 mil pessoas atendidas, que não vão mais precisar ir a Vitória para fazer o tratamento”.

O vereador Fabrício Lopes também alertou para a diminuição de processos judiciais por conta da falta de equipamento e estrutura necessários ao tratamento contra o câncer em Linhares. A urgência em aprovar o PL, recebido no dia 6/11, é devido ao prazo que o Ministério da Saúde concedeu para aquisição do aparelho necessário ao tratamento.