Ascamves: representantes da microrregião Rio Doce estiveram reunidos nesta quarta (16)

Na tarde desta quarta-feira, 16, as mesas diretoras das Câmaras Municipais situadas na microrregião Rio Doce estiveram reunidas com integrantes das Ascamves (Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo). O objetivo foi apresentar o planejamento da associação para 2021, com a previsão de diversos cursos por meio do projeto "Capacitar para Legislar", voltado à capacitação dos vereadores e funcionários dos legislativos municipais.

O superintendente executivo da Ascamves, Juscelino Brzesky, explica que essa é a primeira das dez reuniões que serão realizadas nas microrregiões do Estado.

"A interação das Câmaras é fundamental no processo de fortalecimento do legislativo municipal, que tem como eixo principal a capacitação de vereadoras e vereadores. É fundamental entender a amplitude do mandato e fazer uso de todas as possibilidades, para que o legislativo possa verdadeiramente atuar no desenvolvimento dos municípios", enfatiza.

O presidente da Câmara de Linhares e Relações Institucionais da Ascamves, o vereador Roque Chile, ressalta a importância desse projeto unificado com foco em uma atuação qualificada dos legislativos municipais.

"Planejamento é nossa palavra de ordem. E estamos muito otimistas com o fato da Ascamves estar organizada, focando na capacitação dos parlamentares capixabas na esfera municipal, com cursos, palestras e outros eventos que irão preparar os legislativos para melhor atuarem em suas cidades. Esperamos que as Câmaras ainda não filiadas entendam a importância desse projeto unificado".

Também estiveram presentes no encontro o diretor presidente da Ascamves, vereador Wagner França e os representantes da Microrregião Rio Doce, estando representados os municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama. Também estiveram presentes membros das mesas diretoras das câmaras dos municípios de São Mateus, Marilândia, Jaguaré, Governador Lindemberg e Fundão.

Ascamves

A Ascamves  (Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo) foi criada com o intuito de unificar o Poder Legislativo Municipal, por meio de uma proposta de qualificação capaz de tornar os mandatos mais técnicos, eficientes e acessíveis à população.

Confira as fotos do evento.