Câmara de Linhares divulga balanço semestral com redução de mais de R$ 2 milhões em despesas

A Câmara Municipal de Linhares divulgou o balanço semestral de gestão que aponta uma redução nos gastos de R$ 2.484.873,68 milhões aos cofres do poder legislativo. A redução das despesas está alinhada ao objetivo da atual gestão que é o de tornar a Câmara referência nacional em transparência, eficiência e sustentabilidade.

“Hoje, a Câmara de Linhares se enquadra nos mais elevados padrões de transparência e acesso às informações do estado do Espírito Santo. E esse avanço só foi possível por meio do Diagnóstico Estrutural elaborado por nossas equipes e que direciona as ações da Casa, sempre priorizando o respeito com o dinheiro público”, explica o presidente Roque Chile (PSDB).

Ele conta também que foram encontrados desafios a serem enfrentados na Casa de Leis, como a redução da receita em mais de R$ 5 milhões para 2021. “Primeiro, tomamos ciência da situação por meio do Diagnóstico Estrutural decretado já nos primeiros dias de mandato que possibilitou entender o tamanho e a profundidade dos problemas, bem como suas implicações futuras”.

Com base nestas informações, foi desenvolvido o Planejamento Estratégico, cujas análises resultaram em redução de gastos desnecessários e irregulares, implantação de telefonia, capacitação de servidores, manutenção predial, pesquisa de clima organizacional, Câmara sem papel e Câmara itinerante.

“Superamos nossa meta de reduzir os gastos correntes em 20%. Chegamos então a 29,36% e isso nos traz uma imensa gratidão, pois há o empenho dos servidores em participar desse processo. Respeito ao dinheiro público é fundamental”, declarou.

O presidente da Câmara reforçou a atuação dos vereadores que não mediram esforços para colocar o Legislativo a serviço do combate à Covid-19, buscando minimizar os impactos negativos tanto na saúde da população quanto na economia local com a aprovação de projetos de leis alinhados às necessidades da população.

Mesmo com o funcionamento semipresencial, para proteção dos vereadores e servidores do grupo de risco, a Câmara realizou nestes primeiros seis meses do ano 23 sessões ordinárias de votação de proposições.

“Ao longo dos últimos seis meses foram 235 projetos protocolados. Dentre as propostas aprovadas estão diversas ações de auxílio à população em situação de vulnerabilidade social, além de medidas de incentivo ao setor produtivo do Município afetado pela pandemia”, finalizou Roque Chile.