Câmara de Linhares promove ação De Olho na Saúde

Ação aconteceu com servidores e vereadores da Casa, em parceira com o Naps
Câmara de Linhares promove ação De Olho na Saúde

Ação de Olho na Saúde

Os servidores da Câmara Municipal de Linhares participaram, nesta sexta-feira (29), da ação De Olho na Saúde, que teve como objetivo realizar a medição da glicose e aferição da pressão arterial. A campanha foi realizada em parceria com o Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps).

De acordo com a diretora do Naps, Kessy Bonicenha, essa parceria é importante, pois ações de promoção e prevenção à saúde conseguem detectar precocemente anormalidades ou patologias nas pessoas. “Quanto mais precocemente a gente detectar e intervir, melhores as expectativas em relação ao tratamento e à cura do paciente. Seja iniciando o tratamento medicamentoso, seja com as orientações de cunho nutricional ou a questão da prática de atividade física”, explicou.

A servidora Danielly Bobbio considerou a ação muito boa, “porque se preocupar com a saúde dos funcionários e oferecer essa oportunidade é muito importante. Na correria do dia a dia, a gente acaba esquecendo”, disse. É o que também pensa o chefe de gabinete Jefferson Moura. “Com a vida muito corrida, muitas vezes a gente não se preocupa em cuidar da saúde. Essa ação serviu de alerta pra manter uma vida mais saudável”, completou.

Os vereadores Messias Caliman (Rede) e Gilson Gatti (MDB) também participaram da ação e acharam positiva. “É uma forma da Casa se preocupar com sua equipe, já que por falta de tempo, não olhamos direito para nós mesmos”, disse Caliman. “Essas ações têm que acontecer pra ter um controle melhor da saúde, porque na correria do dia a dia a gente esquece disso”, sinalizou Gatti.

Profissional da área da Saúde, o presidente da Câmara, vereador Roque Chile, reiterou a importância da prevenção. “Há 13 anos sou formado em Educação Física e já vi muitas pessoas buscarem atendimento médico e partirem em busca de melhorar a alimentação e de praticar atividade física somente após adoecerem. Parece clichê dizer isso, mas prevenir é mesmo o melhor remédio. Manter atenção à saúde faz toda a diferença na qualidade de vida”, enfatiza o presidente.

“Identifiquei um pico glicêmico, possivelmente fruto de excesso do consumo de açúcar e de guloseimas no dia anterior. Apesar de estar atendo à saúde, já ter perdido 26 kg e melhorado significativamente a qualidade de vida, me acendeu o alerta para um controle mais rigoroso da alimentação, mesmo no famoso "dia do lixo",  bem como procurar um médico para uma avaliação mais consistente. Afinal, com saúde não se brinca", apontou o Controlador Geral da Casa, Reofran Pereira.

Além da diretora do Núcelo, participaram da ação as profissionais Elenyr dos Santos Magnago, Delcídia Andréia Ferreira Lima, Sabrina Gouvêa de Souza Muniz, Camila Pratti Silva e Ana Paula Nunes Rocha. Os kits foram adquiridos pela Câmara na gestão anterior e, em parceira com o Naps, a Casa promoveu a campanha de prevenção e promoção à saúde com custo zero.