Câmara de Linhares realiza diagnóstico estrutural

Medida visa levantar informações sobre funcionamento da Casa de Leis para a nova gestão

Um levantamento de todo o cenário de infraestrutura, patrimonial, quadro de pessoal, normas, procedimentos e contratos. Esse foi o primeiro decreto assinado pelo novo presidente da Câmara Municipal de Linhares, vereador Roque Chile (PSDB), na segunda-feira (11/01).

As medidas, anunciadas após reunião híbrida com os vereadores (alguns representados por seus chefes de gabinete), foram autorizadas a partir de uma recomendação da Controladoria Geral da Casa.

“Vamos promover um choque de gestão no legislativo municipal. Esse diagnóstico é essencial para entendermos a real situação, uma vez que não tivemos o processo de transição. E, a partir daí, elaborarmos um planejamento eficiente e eficaz, que possibilite condições para os vereadores e suas equipes trabalharem e, assim, melhorarmos a qualidade dos serviços prestados aos linharenses e àqueles que escolheram nossa cidade para viver. Vamos resgatar o respeito que o Legislativo merece enquanto Casa do Povo”, afirmou o presidente.

Os vereadores apoiaram a realização do diagnóstico estrutural que deverá ficar pronto até a próxima sexta-feira (15/01). Com o documento em mãos, irão se reunir novamente para debater e traçar as primeiras ações.

“Esse diagnóstico estrutural no início da legislatura é essencial, porque nos possibilitará entender a real situação da Câmara e apontar as medidas necessárias para que nós vereadores, que agora representamos toda a cidade, possamos  escrever uma nova história, horando com o compromisso que cada um de nós assumiu. O diagnóstico representa confiança, certeza de transparência”, destacou o vereador Alysson Reis (DC).

“É de extrema importância o levantamento de dados para a gente entender os gargalos e definir a forma correta de funcionamento da Casa. Adotar todas as medidas que garantam o cumprimento do papel do Legislativo. O povo de Linhares merece um trabalho que verdadeiramente traduza nossa responsabilidade em representar a população”, reiterou o vereador Wellington Vicentini (Rede).

O vereador Gilson Gatti enfatizou a urgência da medida.  “É urgente entendermos se o barco estava no caminho correto ou à deriva. E adotar as medidas necessárias para corrigir a rota. Estamos retomando o respeito que o legislativo deve ter com a cidade, com a nossa gente”.

Medidas Emergenciais

Enquanto aguarda o resultado do diagnóstico, o presidente autorizou ações emergenciais, considerando o impacto financeiro no orçamento da Casa. Entre essas ações, determinou a suspensão de pagamento de horas-extras e gratificações; e a reestruturação das comissões permanentes e temporárias, além da análise e suspensão de contratos que evidenciem algum tipo de vício até que se apurem os fatos.

“As medidas emergenciais são para salvaguardar as operações e estancar possíveis sangrias. Elas estão em perfeita sintonia com os anseios da presidência da Câmara, no intuito de acabar com regalias e estabelecer benefícios para todos”, explicou o controlador-geral, Reofran Pereira dos Santos.

Confira decreto na íntegra aqui.

Reunião                                                                        Presidente Roque Chile reunido com o Controlador-Geral Reofran Pereira,
Procurador-Geral Marcio Pádua e o Diretor-Geral Eraldo Pilker.