Câmara realiza palestra de prevenção e combate ao câncer de mama

Em comemoração ao “Dia Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama”, a enfermaria da Câmara Municipal de Linhares realizou nesta quinta-feira (19), a partir das 12h15, uma palestra com o médico ginecologista Dr. Carlos Almeida e a psicóloga Ana Claudia Sanches para abordar aspectos importantes relativos à prevenção e ao tratamento do câncer de mama.

O Dr. Carlos Almeida abordou questões relativas aos fatores de risco, sintomas e tratamento do câncer mamário, alertando principalmente sobre a necessidade do autoexame e acompanhamento ginecológico com a realização regular de exames para o diagnóstico precoce da doença.

“É importante que todo o mês as mulheres realizem o autoexame, observando se há alguma alteração na mama ou a presença de algum nódulo. Notando alguma alteração é necessário procurar rapidamente ajuda médica para que sejam realizados exames para o diagnóstico. Quando mais cedo for iniciado o tratamento melhores são as chances de cura”, explica.

Em seguida, a psicóloga Ana Claudia Sanches trouxe para a discussão os aspectos psicológicos que envolvem a descoberta da doença, falando sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres desde o momento que recebem a confirmação do diagnóstico.

“Desde a descoberta da doença e durante todo o período do tratamento as mulheres enfrentam inúmeras perdas que afetam a sua autoestima e o modo como lidam com a sua feminilidade. É importante que nessas fases haja um suporte psicológico e o apoio das pessoas mais próximas”, afirma.

Após o término das palestras, as servidoras usando camisa branca, se reuniram em frente à Câmara e soltaram inúmeros balões rosa para homenagear cada mulher que já enfrentou a doença. Houve ainda o sorteio de diversos brindes e a realização de um coffe breack.