Comissão Especial inicia mapeamento dos desafios da acessibilidade

População pode auxiliar na identificação das barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiências, mobilidade reduzida ou limitações múltiplas.
Comissão Especial inicia mapeamento dos desafios da acessibilidade

Vereadores de Linhares inspecionam ponte que liga os bairros de Palmital e São José

Mapear as barreiras impostas às pessoas com deficiências (PCD), mobilidade reduzida e/ou limitações múltiplas, para estudar e propor as soluções necessárias em Linhares. Esse tem sido o trabalho da recém-criada Comissão Especial de Inclusão e Acessibilidade, da Câmara Municipal, composta pelos vereadores professor Antônio Cesar (presidente), Waldeir de Freitas (membro) e Roninho Passos (relator). 

Durante a segunda sessão do colegiado, na última quinta-feira (29), os membros definiram importantes estratégias de trabalho. Dentre elas, o mapeamento dos desafios da acessibilidade no município, nos moldes semelhantes ao de uma pesquisa de campo. O objetivo é mapear tanto os obstáculos físicos quanto as barreiras de comunicação e atitudes.  

O presidente da comissão explica como será o trabalho. "Iremos às ruas de Linhares para fazer um registro dos problemas que dificultam o dia a dia da pessoa com deficiência e/ou limitações múltiplas, tais como a ausência de rampas para cadeirantes em prédios e equipamentos públicos, a falta de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nesses espaços, a inadequação de calçadas às normas vigentes, dentre outros desafios que já estão chegando ao nosso conhecimento pela população", diz o vereador. 

Nesta segunda-feira (03), a comissão fiscalizou as obras de construção da passarela que vai ligar os bairros Palmital e São José. A visita contou com a participação do presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Linhares (Adefil), Rafael Simonelli, e as irregularidades quanto ao acesso foram apresentadas durante a sessão ordinária, em Plenário.   

Nos próximos dias, esse diagnóstico será feito do Centro ao Três Barras, por Antônio Cesar; em Interlagos, por Roninho Passos; e Novo Horizonte e Shell, por Waldeir de Freitas. O trabalho seguirá para as demais regiões, conforme o andamento dos trabalhos do colegiado.

“A partir desta coleta de dados e das demandas apresentadas por atores sociais engajados na causa, a comissão vai elaborar proposições legislativas que possam tornar Linhares verdadeiramente inclusiva e democrática”, ressalta o professor Antônio Cesar.

Participação da população

A comissão, que se reúne quinzenalmente nas dependências da Câmara, quer contar com a ajuda dos moradores de Linhares para identificar os obstáculos da inclusão. Você pode enviar denúncias, sugestões e reclamações pelo e-mail: comissao.acessibilidade@camaralinhares.es.gov.br