Conselheiros Tutelares recebem homenagem dos vereadores

Em Sessão Solene realizada nesta segunda-feira (26), dez Conselheiros Tutelares que atuam no município foram homenageados e receberam certificados em nome da Câmara Municipal de Linhares. A homenagem foi realizada a pedido do vereador Tarcísio Silva em lembrança ao dia 18 de novembro, data em que se comemora o Dia do Conselheiro Tutelar.

A função de Conselheiro Tutelar foi criada em julho de 1990, juntamente com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e sua importância reside em zelar pelo cumprimento dos direitos garantidos às crianças e adolescentes, operando no enfrentamento à negligência, às violências físicas e psicológicas, à exploração sexual e outras formas de violações.

Em Linhares, existem dois Conselhos Tutelares (Regional I e Regional II). Qualquer cidadão pode acionar o Conselho Tutelar e ofertar uma denúncia anônima em casos que envolvam violações dos direitos de crianças e adolescentes.

Homenageados

Conselheiros Tutelares - Regional I

Aguinaldo Bernardo (Presidente)

Maria Letícia Dutra Brandão (Vice-Presidente)