Implantação de ciclovias e ciclofaixas será debatida em audiência pública

A audiência será online, dia 19 de maio, às 18h. E o link será divulgado pelas redes sociais da CML

O uso de bicicletas como meio de transporte tem sido um assunto cada vez mais debatido pela sociedade. A locomoção de ciclistas por vias públicas é estratégia importante a se considerar no debate sobre mobilidade urbana.

Para discutir o tema, o vereador Roque Chile (PSDB) convocou uma audiência pública online, aprovada pelos pares em plenário, que será realizada de forma remota, na próxima quarta-feira, 19 de maio, às 18 horas. A reunião vai envolver adeptos do ciclismo para debater sobre a implantação de infraestrutura da rede cicloviária nas principais vias da cidade e no entorno dos parques e praças públicas.

Na oportunidade, serão apresentados os pontos que foram inclusos ao Plano Diretor do Município de Linhares, por meio do Projeto de Lei Complementar n° 002 de 2021, de autoria do vereador.

Participam da reunião, de forma virtual, Roni Donato, do Grupo MTB Giro Livre; Angélica Oliveira, coordenadora do Grupo Amigas do Pedal Linhares (grupo de mulheres que apoia ciclistas iniciantes); Sebastião de Souza Silva, fundador e administrador do Pedal Linhares; e Márcio Baldi, atleta da modalidade Montain Bike (MTB). O link para acompanhar a audiência será divulgado por nossas redes sociais.

Projeto de Lei Complementar

O Projeto de Lei Complementar n°002 de 2021, protocolado pelo parlamentar, destaca a demarcação de ciclofaixas nas avenidas de acessos aos parques e áreas de lazer públicas, voltadas para a circulação de ciclistas aos sábados, domingos e feriados nacionais, das 7 às 13 horas. Também fala sobe a implantação de ciclovias de uso exclusivo para bicicletas e campanhas de estímulo ao uso das áreas demarcadas.

Panorama

Cidades com altos níveis de qualidade em mobilidade urbana costumam estimular esse tipo de deslocamento por diversos motivos, entre eles a melhoria no fluxo do trânsito e a maior praticidade e rapidez de locomoção.

Os benefícios não se limitam à locomoção, também é uma vantagem para o meio ambiente, o bem-estar e a qualidade de vida, com a prática de atividades físicas. Mas a vontade de pedalar esbarra em obstáculos como a falta de estrutura adequada.

No Brasil, há várias iniciativas para a implantação de modelos sustentáveis de mobilidade, e quase todos levam em conta o uso de bicicletas. Dentre as capitais brasileiras, São Paulo é a que possui a maior malha cicloviária com 498,3 km. Em seguida, vêm Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador.

Por outro lado, ainda falta muito para que a expansão da malha cicloviária seja satisfatória. Amsterdã é uma cidade de apenas 800 mil habitantes e possui mais de 500 km de ciclovias, número superior ao de qualquer capital brasileira. São Paulo, por exemplo, tem mais de 12 milhões de habitantes. A comparação mostra o quanto é longo o caminho que ainda precisa ser percorrido.