Parceria: Faceli irá analisar clima organizacional da CML

Pesquisa realizada por alunos de projeto de extensão servirá de base para novas melhorias na gestão
Parceria: Faceli irá analisar clima organizacional da CML

Câmara de Linhares e Faceli firmam parceria

Uma Administração Pública profissionalizada, eficaz e transparente é a meta da Câmara Municipal de Linhares. Em busca de viabilizar esse objetivo, foi firmada uma parceria com a Faceli (Faculdade de Ensino Superior de Linhares) para avaliação do Clima Organizacional e do Desempenho dos Servidores. A pesquisa será realizada por alunos do Curso de Administração, inscritos no projeto de extensão “Pesquisa de Clima e Avaliação de Desempenho dos Servidores da Câmara Municipal e Linhares”.

O presidente da Câmara, vereador Roque Chile, enfatizou que a união de saberes com a academia aumenta de forma significativa a possibilidade de soluções para desafios do setor público. Na mesma linha de entendimento, o controlador-geral da CML, Reofran Pereira dos Santos, apontou os benefícios da troca de conhecimento viabilizada por meio dessa parceria.

“A pesquisa de Clima Organizacional permite que gente entenda quais são os fatores motivacionais, fatores higiênicos e nível de relação influente no clima da própria Câmara. Então você consegue entender como as pessoas estão se sentindo e quais as demandas que devem ser supridas em relação às questões ligadas à gestão de pessoas”, explica Reofran.

O presidente da Fundação Faceli, Robson Guimarães do Valle, reiterou que parcerias como essa não apenas fortalecem as instituições (Faceli e CML) como consolidam as inúmeras ações desenvolvidas pela Gestão Municipal, uma vez que o desenvolvimento econômico de Linhares se dá também pelo fortalecimento de um setor público mais qualificado e eficiente

“Uma das vocações da Faculdade Faceli é a de se integrar também no enorme desafio de como qualificar a gestão pública, no sentido de se aperfeiçoar cada vez mais os serviços prestados à nossa população. Sendo assim, essa parceria com a CML não só se torna natural, como espero também que seja a primeira de muitas outras neste sentido”, afirmou

Após a avaliação do cenário interno e identificados os pontos críticos, é possível elaborar um Plano de Ação com base em critérios bem estruturados e que atenda as demandas da Câmara.

A importância da parceria e a possibilidade da faculdade cumprir com papel de propor atividades de pesquisa e extensão foi destacada ainda pela Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Faceli, Brunella Tristão Simonelli. Ela ressalta ainda que “neste caso em específico, vemos o ensino público contribuindo para a otimização dos processos e das relações de outro órgão público”.

A transferência de conhecimentos por meio das atividades de pesquisa e extensão da Faceli é totalmente voluntária, contando com a anuência e aprovação do Presidente da Fundação Faceli, Robson Guimarães do Valle e do Diretor Acadêmico Rodrigo Teixeira Coffler.