Professor da estadual pede mais segurança aos alunos

Suplente da vereadora Rosinha Guerreira tome posse e participa da Sessão

O professor da EEEM Emir de Macedo Gomes, Yuri Miguel Macedo, usou a tribuna livre, na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (12), para mostrar a situação que estão passando os mais de 2 mil alunos em relação aos assaltos realizados na avenida Nicola Biancardi e pedir ajuda aos vereadores para que se possa tomar providências. Segundo ele, os estudantes estão tendo dificuldades para acompanhar as aulas, porque eles dizem que “não vão poder fazer nada hoje, porque a mochila foi roubada no ponto de ônibus”. “Isso é desgastante”, desabafou Yuri.

Ele também levantou a questão do aumento do preço da passagem do transporte público que “só aumentou o preço e não teve aumento da frota e nem melhorias. Os alunos ficam até uma hora esperando o ônibus e, nesse intervalo, são assaltados”, disse. E também sobre o transporte escolar para os alunos da zona rural, que já perderam cerca de cem dias de aulas. As 28 rotas não estão circulando normalmente e faz com que os alunos tenham dificuldades em acompanhar o calendário escolar.

O senhor João Henrique dos Santos também usou a tribuna livre para fazer uma denúncia contra as péssimas condições de atendimento aos adolescentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). De acordo com João, há superlotação e más acomodações na Unidade de Internação Norte (Unis Norte), por isso ele pediu para que o governo tome as medidas necessárias para melhorar a situação.

Posse da suplente

Na tarde dessa segunda-feira (12), a suplente da vereadora Rosinha Guerreira - afastada do cargo por decisão judicial -, Pâmela Gonçalves Maia tomou posse para ocupar o lugar de Rosinha. Pâmela também participou da Sessão Ordinária e usou a tribuna livre para agradecer a oportunidade de retribuir a confiança de seus eleitores em sua atuação no legislativo de Linhares.

Também usaram a tribuna livre os parlamentares Tarcísio Silva, Estéfano Silote, Jean Menezes, Tobias Cometti e Rogerinho do Gás. Fabrício Lopes se absteve de usar a palavra para dar celeridade à Sessão.

Projetos lidos e votados

Foram lidos nove projetos de lei, que são o de nº 658/2018, de autoria do vereador Tobias Cometti, que institui no calendário oficial do município o “Junho Vermelho”, mês dedicado à realização de ações de conscientização para a doação de sangue; o de nº 659/2018, também de Tobias, que dispõe sobre a inclusão do tipo sanguíneo e do fator RH no uniforme e nos capacetes dos motoboys e mototaxistas de Linhares; outro de Tobias, de nº 660/2018, dispõe sobre a criação do “banco de medicamentos” do município de Linhares; o de nº 663/2018, de Tarcísio Silva, estabelece a possibilidade do agendamento telefônico de consultas para pacientes idosos e para pessoas com deficiência física já cadastradas nas unidades de saúde do município.

O de nº 657/2018, de Jean Menezes, institui no calendário de eventos do município o Dia Municipal do Autismo; o de nº 688/2018, também de Jean, institui no calendário de eventos o mês “Abril Verde” com campanhas de prevenção a acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais; outro de Jean, o de nº 689/2018, institui no currículo escolar do ensino fundamental das escolas públicas municipais o estudo de orientações básicas sobre educação financeira, economia doméstica e dá outras providências.

Dois projetos do Poder Executivo também foram lidos, que são o de nº 732/2018, dispõe sobre autorização ao Poder Legislativo a abrir crédito adicional suplementar, e nº 733/2018, dispõe sobre autorização ao Poder Legislativo a abrir crédito adicional especial.

E foi aprovado o Projeto de Lei, nº 543/2018, do Poder Executivo, que altera o artigo 7º e o anexo II da Lei nº 3681/2017, que visa adequar os salários dos cargos de Bibliotecário e Contador existentes na estrutura da Faceli. De acordo com Tarcísio Silva, a alteração é para corrigir um erro do Executivo que diminuiu os salários e, agora, volta para o anterior, de R$ 2360,00.

Veja mais fotos da Sessão aqui.