Projeto “Mão Amiga” quer revitalizar as praças e canteiros de Linhares

Foto: Divulgação

As praças e canteiros do município poderão contar agora com a iniciativa daqueles que quiserem contribuir de forma voluntária para a manutenção dos espaços reservados ao plantio de arvores, flores e demais plantas ornamentais. A ideia é defendida por meio do Projeto de Lei Ordinária 75/2017, intitulado “Mão Amiga”, do vereador Tarcísio Silva.

O objetivo é contribuir para a revitalização das praças e canteiros com o plantio de flores e árvores, bem como garantir todo o cuidado necessário e permanente para a sua conservação, tornando esses espaços lugares aprazíveis para apreciação e utilização pelas comunidades locais.

O plantio das mudas e todo o material necessário para o desenvolvimento do projeto serão doados por iniciativa voluntária ou privada, sem custos para o Poder Público. O autor do projeto, o vereador Tarcísio Silva, explica que além de contribuir para a manutenção desses espaços comunitários, o projeto também tem como intuito envolver as pessoas da própria comunidade, especialmente os idosos.

“Os voluntários serão, preferencialmente, idosos que manifestarem o desejo de participar do Projeto, com a finalidade de contribuir para a revitalização dos espaços públicos e, também, de ocuparem seu tempo disponível com essas atividades sadias, evitando o isolamento social. ”

O projeto sugere ainda a participação dos alunos das escolas e colégios públicos e privados, localizados no município, de modo a incentivar a preservação do meio ambiente e a pratica de atividades sustentáveis.

O projeto, já aprovado pelo plenário legislativo, mas vetado pelo Poder Executivo por meio do veto n° 283/2018, teve o seu teor discutido pelos vereadores na última segunda-feira (19), e após debate a maioria do plenário se manifestou de forma contrária ao veto, defendendo assim a validade do projeto.