Secretário de Saúde responde questionamentos de vereadores em entrevista remota

Em 2020, foram R$ 217 milhões de gastos com Saúde, sendo R$ 22 milhões no combate direto à Covid-19

A saúde pública de Linhares foi tema de debate na Sessão Ordinária desta segunda-feira (29). Dessa vez, a entrevista remota teve a participação do secretário Municipal de Saúde, Saulo Meirelles.

Durante a apresentação, o secretário expôs diversos dados da saúde relativos ao ano de 2020, ressaltando as ações de enfrentamento à Covid-19. Ressaltou que a cidade possui 81 estabelecimentos de saúde, sendo 50 deles municipais, quatro estaduais e 26 contratados da rede privada, além de um sem fins lucrativos.

Segundo ele, o município gastou R$ 217 milhões na Saúde em 2020, sendo R$ 22 milhões em gastos diretos no combate à Covid-19. O secretário destacou ainda que já no mês de março de 2020, no início da pandemia, o município decidiu pela compra dos testes antígenos, que permitem o resultado imediato, a partir do 4º dia de contágio. “Essa foi uma decisão bastante acertada, uma ação imediata e diferente das propostas convencionais executadas, que inclusive tornou Linhares referência no Estado”.

Após a apresentação o secretário respondeu questionamentos efetuados por nove dos 17 vereadores: Dr. Carlos Almeida, Juninho Buguiu, Roninho, Wellington Vicentini, Messias Caliman, Egmar Guigui, Prof. Antonio Cesar, Tarcísio Silva, Terezinha Vergna e o presidente da Casa, Roque Chile.

A maioria das perguntas foi sobre as ações ligadas ao combate à pandemia. Entre elas, remuneração dos profissionais de frente, data da segunda dose e da liberação do consórcio para compra de novas vacinas, imunização de professores e profissionais da Educação Física, estoque de oxigênio, leitos de UTI e o canal de informação apontando os gastos envolvendo a pandemia.

Mas o secretário também respondeu sobre a estadualização do HGL, a construção da Unidade de Saúde do bairro Movelar e sobre o pedido de atendimento psicológico para as vítimas da tragédia de Mariana. Em 2015, a barragem da Samarco se rompeu provocando 19 mortes, destruindo casas e devastando o Rio Doce com um mar de lama que atingiu até as praias em Linhares.

O secretário respondeu aos questionamentos e informou que haverá uma audiência pública para apresentar todos os dados referentes à Saúde, mas sem data definida ainda.

Confira aqui os destaques da Sessão no Notícias da Câmara.

Projetos Aprovados

Após apreciação em Plenário, foi instituído o "Junho Violeta". A ideia do PL n 431/2021, de autoria do vereador Carlos Almeida e aprovado em sessão, é que anualmente, durante o mês de junho, sejam instituídas ações voltadas ao combate à violência contra os idosos.

Projetos lidos

PL nº 1291 – Alysson Reis – Emenda à projeto de Lei nº 572/2021 – Inserção do IPTU digital.

PL nº 1649 – Roque Chile – Dispõe sobre a suspensão até 1º de agosto da cobrança do IPTU no município de Linhares, em razão da pandemia de COVID19.

PL nº 1664 - Antônio Cesar – Cria, durante o período da pandemia do SARS-COV-2, COVID-19, o auxílio-conexão para professores da rede pública municipal.

PL nº 1667 – Wellington Vizentini – Adota a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) como diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, institui o programa de sua implementação, autoriza a criação da comissão municipal para o desenvolvimento sustentável (agenda 2030)

PL nº 1673 – Carlos Almeida – Dispõe sobre a concessão de benefício de auxílio aluguel destinado às mulheres vítimas de violência doméstica no município de Linhares.

PL nº 1680 – Fabricio Lopes – Dispõe sobre a isenção da contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) e da tarifa de água e esgoto para os contribuintes que especifica.

PL nº 1681 – Fabricio Lopes – Dispõe sobre a instalação de sensores sonoros nos semáforos no município de Linhares, para aumentar o tempo de travessia dos idosos, pessoas com deficiência.

PLI nº 1730 – Alysson Reis – Declara todas as atividades econômicas desenvolvidas no município de Linhares como essenciais.

PL nº 1731 – Alysson Reis – Declara serem essenciais todas as atividades econômicas no âmbito do município de Linhares, determina a flexibilização das restrições adotadas.