Secretário Municipal de Saúde é convidado a fazer uso da Tribuna em prestação de contas

Em sessão ordinária desta segunda, 5 de março, o Secretário Municipal de Saúde, Valdir Massucati, aceitou a convocação dos vereadores para fazer uso do Plenário e esclareceu fatos relacionados aos serviços de saúde pública do município. O secretário respondeu às perguntas feitas pelos pares, mostrou números, dados, e entregou uma pasta ao presidente da Casa com todos os contratos discriminados, assim como também com o quantitativo de servidores efetivos e comissionados da área da saúde.

Segundo Valdir Massucati administrar é eleger prioridades, devendo analisar quais as maiores necessidades, pois as demandas são muitas e as limitações também, como o número de pessoas, o tamanho do orçamento, dentre outros. "O prefeito Guerino está investindo bastante na saúde, teria que investir 15% e está investindo 34%", afirma ele. O secretário diz que o atraso em estender o horário de atendimento em 5 unidades de saúde dá -se ao fato de que o sistema de informática não está implementado na saúde, e que já existe uma equipe trabalhando na informatização até o final deste ano. Questionado pelo vereador Tarcísio Silva sobre as pequenas cirurgias no HGL, o secretário informou que elas já vêm acontecendo desde outubro do ano passado e que a tendência é realizar uma maior quantidade de cirurgias em 2018. O vereador Estéfano Silote perguntou sobre a viabilidade de terceirizar o HGL, e Valdir respondeu que o estudo de viabilidade é um caso a se estudar, não descartando a idéia.

O secretário ainda informou que neste ano o HGL vai passar por uma ampla reforma e que a Farmácia Básica de Saúde sairá do Araçá para o Centro.

Também fez uso da Tribuna Livre o presidente da Associação de Moradores do Aviso, Amarildo Gimenez, que comemorou nesta segunda-feira, um ano que assumiu a presidência. Amarildo falou das dificuldades, mas principalmente das realizações da comunidade, e comemorou a volta da feirinha comercial no próximo mês de abril.

Projetos para Simples Leitura

Foram lidos o PL Nº0543/2018 que dispõe sobra a alteração do Art.7º e o Anexo II da Lei nº3.861, de 11 de Outubro de 2017, e dá outra providências, e o PL Nº0629/2018 que cria o Programa de Organizações sociais do Município de Linhares, dispões sobre qualificação de entidades como Organizações sócias e dá outra providências. Ambos os projetos tiveram o pedido de urgência apresentado pelo Chefe do Poder Executivo. O Plenário aprovou o caráter de urgência, mas os projetos ficam nas mesas das Comissões pelo prazo regimental de até 45 dias.

Projetos para Discussão e Votação

PL Nº0420/2018, do Poder Executivo, que dispõe sobre a alteração da Lei Complementar nº051, de 29 de Dezembro de 2017, e dá outras providências. O PL na verdade trata-se de erro material do inciso VI do art.17, onde constou "Anexo X e observado o disposto no artigo 17", quando deveria constar "Anexo VIII e observado o disposto no art.18". PL Nº0421/2018, também do Poder Executivo, que dispõe sobre a alteração da Lei Complementar nº051, de 29 de Dezembro de 2017, e dá outras providências. O PL pretende excluir o cargo de auxiliar de biblioteca do Anexo XI e inclui-lo no Anexo III, IV e IX da mesma Lei, e pretende incluir o art.28-A, que trata da jornada de trabalho dos atuais servidores da Administração Municipal. E, por fim, o PL Nº0379, que dispõe sobre alterações da Lei nº3.127 de 01 de Fevereiro de 2011 e dá outras providências. O PL visa reclassificar os cargos de técnico em comunicação social da Câmara Municipal, conforme o tempo de trabalho. Os três projetos votados foram aprovados por unanimidade.

 Veja mais fotos aqui.