Segurança no trânsito será debatida na Câmara nesta segunda (22)

O Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares, Coronel Jones Mattos, vai utilizar a Tribuna da Casa como convidado especial durante a Sessão Ordinária da próxima segunda-feira (22), com início previsto para as 19 horas. A intenção é reforçar a mensagem colocada em pauta com a campanha “Maio Amarelo”. O tema deste ano, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito é "Minha Escolha Faz a Diferença".

A ação visa mobilizar a sociedade civil e o poder público para a discussão da temática sobre a segurança viária, por meio de ações que reforcem a abordagem das questões relativas ao trânsito e a necessidade da adoção de comportamentos conscientes durante os deslocamentos diários.

O Coronel Jones Mattos explica sobre a necessidade de reduzir o número de acidentes no trânsito do município. Segundo ele, são registrados uma média diária de oito a dez acidentes envolvendo motoristas no trânsito. “A quantidade de acidentes no trânsito tem impacto não só na vida do acidentado, mas de toda a comunidade. Esse tipo de acidente, muitas vezes, demanda um tempo longo de recuperação, sobrecarregando os leitos dos hospitais e dificultando o atendimento à população. A cadeia produtiva também fica comprometida, porque existem gastos a serem arcados.”, argumenta.

Durante todo o mês da Maio, a Secretaria de Segurança de Linhares desenvolveu uma série de atividades para divulgar e discutir o tema. Foram realizadas palestras, blitze educativas e em vários pontos da cidade é possível visualizar carros avariados por acidentes provocados no trânsito.

PASSEIO CICLÍSTICO

Para encerrar a programação do movimento “Maio Amarelo” neste sábado (20), a população de Linhares está convidada a participar de um passeio ciclístico com saída prevista para as 8 horas da Praça 22 de Agosto. Serão percorridos nove quilômetros pelas ciclofaixas do município até a Sede da Guarda Civil, no bairro Shell. Cada ciclista vai receber um número de identificação e no final poderá concorrer ao sorteio de uma bicicleta e diversos outros brindes.

MOVIMENTO MAIO AMARELO

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Vale ressaltar que o MAIO AMARELO, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

A motivação para o Movimento MAIO AMARELO não é novidade para a sociedade. Muito pelo contrário, é respaldada em argumentos de conhecimento público e notório, mas comumente desprezados, sem a devida reflexão sobre o impacto na vida de cada cidadão.

Em conclusão, o MAIO AMARELO quer e espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social; razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e fazer do AMARELO, a cor da “atenção pela vida”. - See more at: http://www.camaralinhares.es.gov.br/themes/v1/noticias.php?id=689#sthash.fgS6NZZq.dpuf