Sessão Ordinária especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Vereadores prestaram homenagens a mulheres que se dedicam ao município

A Sessão Ordinária dessa segunda-feira (8/03) foi dedicada a homenagear as mulheres pelo seu Dia Internacional. A vereadora Therezinha Vergna (Rede) – única representante feminina da Câmara Municipal de Linhares – prestou homenagens a seis mulheres que desempenham papel importante no município.

Elas atuam na área da Educação, ajudando a criar uma Linhares melhor. São elas: Ana Maria Paraíso Dalvi, Eliá Moraes Lourent, Izabel Rosa Galavotti, Jéssica Fagundes Cesarino, Rosa Sibien Bandeira e Zenilda Testa.(Confira a área de atuação das homenageadas ao final da matéria).

A vereadora convidou a delegada Silvana Soeiro para falar sobre os mecanismos para diminuir casos de violência doméstica contra mulheres em Linhares.

Segunda a delegada, somente neste ano, já são mais de 300 boletins de ocorrência registrados em Linhares. “No ano passado, em meio à pandemia, foram mais de 1500 casos. Um número alarmante e que nos preocupa. Porque pode ser ainda maior pelo medo que a mulher tem em denunciar ou mesmo de viver numa situação que dependa do homem”, explicou Silvana.

Para a vereadora, é importante que toda população se una para que as ações integradas entre o poder público e a sociedade surtam efeito. “A nossa sociedade está doente por causa da educação e cultura machista que vivemos. Mas com as ações em conjunto, podemos mudar isso. E começa por nós, dentro de casa, com a mudança da educação de nossos filhos”, afirmou.

Na tribuna livre, também participou o agente de relações comerciais da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Ailton de Oliveira, que apresentou o programa Encoraja Elas. Uma parceria entre a Findes e o Sistema S que propõe a integração de mulheres vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho.

“O programa será implantado com o intuito de qualificar as mulheres que sofreram esse tipo de violência e que precisam ter sua independência financeira e emocional, com a proposta de oferecer cursos profissionalizantes”, explicou.

A parlamentar que homenageou as mulheres, também recebeu homeganens da CML e do vereador Egmar Guigui, que protocou um projeto de lei indicativo dispondo sobre a prioridade nos programas habitacionais às mulheres vítimas de violência doméstica. "As mulheres de Linhares estão muito bem representadas no Legislativo pela vereadora Therezinha Vergna", afirmou o parlamentar, nona mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo linharense.

Assista ao destaque da Sessão aqui.

Projetos lidos

PI 1061 / 2021 - Roque Chile – Institui no município de Linhares a central de intérprete da Língua Brasileira de Sinais e de guia-intérprete para deficientes auditivos, surdos e surdocegos.

PI 1055 / 2021 – Gilson Gatti – Institui o programa de incentivo à contratação de mulheres em situação de violência doméstica no município de Linhares

PI 1091 / 2021 – Carlos Almeida – Dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de cursos de primeiros socorros para servidores e professores das escolas e centros de educação infantil no município de Linhares.

PI 1147 / 2021 – Egmar o Guigui – Dispõe sobre a prioridade da mulher vítima de violência doméstica na aquisição de imóveis oriundos dos programas habitacionais do município de Linhares.

PL 1136 / 2021 – Antonio Cesar – Cria o cargo de ''tradutor intérprete de Libras e língua portuguesa" na Câmara Municipal de Linhares, altera artigos da lei 3.834/2019.

PL  1106 / 2021 - Carlos Almeida – Institui a obrigatoriedade da apresentação da Caderneta de Saúde da Criança - Carteira de Vacinação - no momento da matrícula escolar.

PI 1148/2021 – Fabrício Lopes – Dispõe sobre o programa de incentivo ao pagamento em parcela única ou parcelado de Linhares - Refis 2021.

Não houve projetos para votação nessa Sessão. Utilizaram a tribuna livre os vereadores Egmar o Guigui, Fabrício Lopes, Antonio Cesar e Roque Chile.

As homegeadas

O principal critério para a escolha das homegeadas foi o fato de terem as ações sociais que desenvolvem reconhecidas e respeitadas pelas comunidades e grupos nos quais atuam. Confira:

● ANA MARIA PARAÍSO DALVI: natural de Guaçui/ES e mãe de dois filhos, sempre atuante em vários ramos da Educação, tanto como professora, quanto como Secretária Municipal de Educação, dentre outras funções que exerceu em sua vida pública.

● ELIÁ MORAES LOURENT: natural de Regência, mãe de três filhos e Pedagoga, levou a educação infantil para Regência, e foi uma das fundadoras da Associação de Moradores e da Associação de Artesãos do local, onde hoje atua como vice-presidente.

● IZABEL ROSA GALAVOTTI: natural de Linhares, mãe de 6 filhos, professora desde 1977, mesmo aposentada, continua contribuindo para educação, atuando como docente na Escola “Ângelo Recla”, no Rio Quartel.

● JESSÍCA FAGUNDES CESARINO: natural de Vila Velha, formada em Pedagogia, ingressou na Polícia em 2012, e hoje é Capitã da Polícia Militar em Linhares.

● ROSA SIBIEN BANDEIRA: natural de Linhares, começou a trabalhar na educação aos 17 anos, em 1979, se aposentou em 2012, após 50 anos dedicados à Educação. Atualmente, esta à frente do Projeto Caritas Bebedouro, que cuida de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, em situação de risco e vulnerabilidade social. Atua também na Pastoral da Catequese, na Paróquia de Bebedouro.

● ZENILDA TESTA: natural de Linhares, mãe de um filho. Professora desde os 18 anos, atualmente aposentada. Membro atuante da comunidade católica e também já atuou como membro da Associação de Moradores de Baixo Quartel.

.