Sessão Solene celebra Caboclo Bernardo em Regência

Noite dessa sexta-feira foi de homenagens ao herói e a personalidades da vila

A noite dessa sexta-feira (22) foi de festa e celebração à figura de Caboclo Bernardo que colocou Regência, litoral de Linhares, em destaque e é celebrado desde 1930. A Câmara Municipal de Linhares realizou Sessão Solene em homenagem ao herói e condecorou com honrarias personalidades da vila de pescadores.

Foram entregues moções de honra e a Comenda Caboclo Bernardo a 10 pessoas que fazem a diferença na região. A lista com os nomes dos homenageados segue abaixo. Também fez parte da solenidade a Banda de Congo Mirim e Adulto de Regência que animou os presentes com as casacas e os batuques dos tambores. A deputada estadual Eliana Dadalto e o prefeito de Nova Venécia Lubiana Barrigueira também estiveram presentes na ocasião.

A vice-presidente da Associação de Moradores de Regência (Amor), Sulamita dos Santos, fez uso da palavra para pedir apoio do Governo do Estado para a estrada de chegada a Regência, que ainda é de terra e precisa de ser asfaltada para melhoria da locomoção dos moradores da vila. O vereador Jean Menezes e a deputada também fizeram uso da palavra e reafirmaram a necessidade do asfaltamento da estrada de Regência.

As festividades na vila continuam até domingo (24), com shows, teatro, dança e folclore aos moradores e visitantes para celebrar o herói Caboclo Bernardo.

Condecoração da CML

Helenita Souza Teixeira

Fabio Gama Gomes

Maricilvio Porto de Oliveira

Katia dos Santos Alvarenga dos Santos

Beijamin Vicente Santana

Raimundo Evaldo Moura

Julio Cesar Gonçalves Quintas D' Oliveira

José Sousa de Barcelos.

Comenda Caboclo Bernardo

Adbon Claudino

Guimaldo Firmino

História

Nascido no ano de 1855, em Regência Augusta, Bernardo José dos Santos, o Caboclo Bernardo, aprendeu desde criança os segredos do rio e do mar, de onde tirava seu sustento como pescador e catraieiro. Exímio navegador, Bernardo entrou para a história no ano de 1887 após arriscar sua vida para salvar uma tripulação náufraga no Pontal do Rio Doce.

Era madrugada do dia sete de setembro quando o navio Imperial Marinheiro chocou-se com bancos de areia localizados a 120 metros da praia. A população de Regência se mobilizou para tentar salvar a tripulação, mas pouco se podia fazer por conta do mar violento.

Foi quando, ao amanhecer do dia, Bernardo se dispôs a nadar até o navio levando uma corda por onde os tripulantes poderiam vir, um a um, pendurados até à praia. Dos 142 tripulantes, 128 conseguiram se salvar. Bernardo foi condecorado pela Princesa Isabel e recebeu uma medalha de ouro pelo ato de bravura. O herói morreu em 3 de junho de 1914. (Fonte: Prefeitura de Linhares)

Banda de Congo de Regência

.