Sessão Solene celebra os 500 anos da Reforma Protestante e os 158 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Membros da Igreja Presbiteriana receberam homenagens dos vereadores

A Câmara Municipal de Linhares realizou, nessa terça-feira (17), uma Sessão Solene em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante, em 31 de outubro, e aos 158 anos de fundação da Igreja Presbiteriana no Brasil (IPB), em 12 de agosto. O vereador Jean Menezes recebeu o pedido da Igreja para a realização da cerimônia, protocolando o processo nº 3043/2017, e presidiu a sessão. Ele é membro da Igreja e ficou honrado em poder oferecer a celebração.

O presidente da Casa, Ricardinho da Farmácia, concedeu ao vereador a oportunidade de presidir a sessão e disse que sempre que for possível fará isso, “para que todos os colegas possam saber como é estar à Mesa”. Ele também parabenizou os pastores pelo aniversário da IPB e da Reforma, pois “é uma instituição honrosa que merece nosso respeito e a Casa de Leis está à disposição da Igreja”. E contou como está sua gestão à frente da Câmara, com o novo site e reformulação do método de trabalho, que está mais transparente.

Uso da tribuna

Além dos vereadores, o reverendo Welinton Ribeiro da Fonseca, da 1ª Igreja Presbiteriana de Linhares, fez uso da Tribuna Livre. Ele leu o salmo 19, fez uma oração e convidou o coro Palavra de Vida para cantar no Plenário. O reverendo Tarcísio Iran Reis de Souza, da 3ª Igreja Presbiteriana de Linhares, também usou a tribuna e contou um pouco a história da IPB, com a chegada do missionário americano Ashbel Green Simonton, ao Rio de Janeiro, em 12 de agosto de 1859. Também leu 2 Timóteo 3.16,17 e Hebreus 4.12 e convidou a equipe de louvor da Igreja para cantar dois cânticos.

O presbítero Norte Litorâneo, reverendo Moacyr Moreira de Freitas, fez uma oração em favor do pregador e disse que a Câmara de Linhares é a 11ª câmara que realiza essa sessão solene no estado, além da Assembleia Legislativa. O presidente do Sínodo Central Espíritossantense, reverendo Jailton Lima do Nascimento, mostrou gratidão e ofereceu congratulações aos vereadores pela solenidade e disse palavras de acolhimento para o momento em que a Câmara celebra o aniversário da IPB e da Reforma. Também fez uma oração e bênção apostólica para finalizar a cerimônia.

Os vereadores fizeram uma homenagem com a entrega do certificado de honra aos seguintes membros da IPB: Jailton Lima do Nascimento, Welinton Ribeiro da Fonseca, Tarcísio Reis de Souza, Moacy Soares de Souto, Péricles André de Almeida Martins, Moacyr Moreira de Freitas, Jessé Cerqueira Pereira, Juarez Alves Santana, Carlos Alberto Cavalcanti, Natal Aparecido de Mattos, Jaci de Souza Siqueira, Julio Teixeira de Oliveira , Leyber Martins Silva e Maryjanes Soares Dantas Barbosa.