Superintendente Regional de Eduação faz uso da Tribuna Livre para apresentar Escola Viva

Na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (24), a Superintendente Regional de Educação, Penha Valin, subiu à tribuna para apresentar o modelo de escola em tempo integral que está sendo implementado em Linhares, a Escola Viva. O Estado já possui 17 escolas neste formato e, segundo a Superintendente, o modelo já foi implementado, avaliado e aprovado em outros Estados. “Tenho plena convicção de que é o caminho para uma educação melhor”, argumentou.

A Diretora do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Bartouvino Costa, Leila Rodrigues, disse que é uma honra ser a primeira escola do Município a ter implementado o modelo que possui um currículo novo e diferenciado, capaz de mudar a vida de seus alunos, pois é focado no projeto de vida que eles querem ter. Os alunos Luiz Gustavo Cardoso e Pedro Henrique Reis acreditam ser uma proposta ousada do Governo e capaz de ajudar-lhes a alcançar seus projetos de vida. Luiz Gustavo sonha em ser jornalista e Pedro quer cursar Medicina.

PROJETOS DE LEI

Dois Projetos de Lei foram lidos e encaminhados à Procuradoria para elaboração de parecer. O de nº 001311/2017 autoriza o Poder Executivo Municipal a inclusão e a reserva de vagas na rede pública de educação no Município de Linhares para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista e dá outras providências. O outro projeto de nº 01223/2017 autoriza o Poder Executivo Municipal a avaliação periódica das estruturas físicas das escolas da rede pública municipal de ensino do Município de Linhares, e dá outras providências.

TRIBUNA LIVRE

Cinco vereadores fizeram uso da palavra e todos parabenizaram o trabalho que está sendo realizado pela Superintendência Regional de Educação. Fabrício Lopes disse ser prazeroso ouvir os depoimentos reais, pois o brasileiro está muito desacreditado. O vereador também agradeceu ao Coordenador do Sine por ter se empenhado a conseguir reinserir no mercado 22 pais de família que estavam desempregados. Fabrício ainda ressaltou a importância do Dia Internacional do Jovem Trabalhador.

Estéfano Silote disse que andando nas proximidades da Rua do Contorno, no Araçá, viu uma criança presa às ferragens de uma tampa de bueiro. De acordo com o vereador, a questão não é apenas consertar as tampas velhas, mas sim dar uma vida digna às muitas crianças que ali vivem e brincam. Estéfano também parabenizou o Coronel Jones, que iniciou nessa segunda-feira um projeto de conscientização dos pais e alunos do CEIM Chapeuzinho Vermelho para não pararem seus carros no meio da rua. O vereador convidou o Presidente da Casa Ricardo Bonomo para visitar as obras no Colégio Antônio Fernandes.

Jean Menezes lembrou o Dia Nacional de Libras e o seu projeto aprovado, permitindo que a Câmara tenha, a partir de 1º de janeiro de 2018, um intérprete de libras em suas sessões. O vereador também agradeceu ao Secretário de Obras, João Cleber Bianchi, que, mesmo com poucos recursos, tem limpado redes fluviais, tapado buracos, e outras benfeitorias.

Gelson Suave disse que a TV SIM gravando a sessão é uma excelente contribuição. Gelson disse ainda estar protocolando um projeto que autoriza o Município a identificar, com placas, a classificação do IDEB das escolas municipais, para que com isso os pais e alunos conheça o andamento das escolas e os professores se dediquem ainda mais.

O último vereador inscrito, Tarcísio Silva, elogiou o retorno da cobertura das sessões pela TV SIM, pois irá contribuir para a transparência dos trabalhos da Casa. Tarcísio disse ainda que dois representantes da comissão de ética e cidadania da igreja IEBL vão acompanhar todas as sessões. “A cultura das pessoas fazendo política está crescendo”, acredita o vereador. Por fim, Tarcísio elogiou o trabalho que vem sendo feito no serviço público de iluminação, que finalmente será restabelecido.