Vereadores aprovam pagamento de plantão extra para médicos do HGL
Os vereadores da Câmara Municipal de Linhares aprovaram com unanimidade, na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (2), o projeto de lei nº 897/2018, de autoria do Poder Executivo, que institui o pagamento de plantão extra para os médicos que prestarem serviço no pronto socorro, Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e Centro Cirúrgico do Hospital Geral de Linhares (HGL) em regime de plantão.
O PL visa regularizar um direito que os profissionais médicos já possuíam com a Lei nº 3645/2017, que foi revogada pela Lei Complementar nº 51/2017, que dispôs sobre o plano de cargos, carreiras e remunerações dos servidores públicos da administração direta do poder Executivo, das Autarquias e das Fundações do Município de Linhares.
Projetos lidos
Também foram lidos sete projetos de lei na Sessão. O de nº 970/2018, de Tarcísio Silva, institui a Semana Municipal de Conscientização de Proteção das Nascentes e Mananciais no município de Linhares, com a comemoração anual na terceira semana do mês de março, mês em que é comemorado o Dia Mundial da Água.
Os outros seis são de autoria do vereador Jean Menezes. O de nº 985/2018 estabelece o uso de uniformes nas dependências da Câmara Municipal de Linhares; o de nº 986/2018 institui a Câmara Mirim para as escolas públicas de ensino fundamental do município de Linhares; o de nº 987/2018 disciplina o recolhimento e descarte de medicamentos vencidos que deve ser feito em recipientes instalados em farmácias e postos de saúde; o de nº 997/2018 torna obrigatória, por parte dos organizadores, a permanência de ambulância de resgate em corridas de rua, em Linhares, com profissionais habilitados; o de nº 988/2018 assegura a todos os bebês o direito a serem amamentados em qualquer local da cidade, público ou privado; e o de nº 989/2018 dispõe sobre os assédios moral e sexual no âmbito da administração pública do município de Linhares, que ficam vedados de serem praticados.
Tribuna livre
Fizeram uso da tribuna livre na Sessão o médico e diretor clínico do Hospital Rio Doce, Ronaldo de Souza Almeida, e os vereadores Pâmela Maia, Fabrício Lopes, Jean Menezes, Tarcísio Silva, Estéfano Silote, Tobias Cometti e Carlos Almeida.
Veja fotos da Sessão aqui.