Serviço de Informação ao Cidadão - SIC

por Ouvidoria publicado 08/06/2017 12h30, última modificação 19/06/2019 11h13
Sistema eletrônico de informações ao cidadão, que controla as demandas encaminhadas à Câmara de Linhares, permitindo seu acompanhamento e pesquisa

A Lei de Acesso à Informação (LAI) - Lei nº 12.527/2011- regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

Na Câmara Municipal de Linhares, os pedidos de informações podem ser realizados nas instalações físicas da instituição por meio do SIC (Sistema de Informação ao Cidadão) instalado junto ao setor de Protocolo, localizado no andar térreo de sua sede (Avenida Nogueira da Gama, nº 15, Colina), que funciona de segunda à sexta, das 7h às 18h, ou por meio do e-SIC deste portal. Preenchendo o formulário, o cidadão receberá um número de protocolo e poderá acompanhar a tramitação do seu pedido de informação.

A LAI estabelece também um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções de acesso à informação dos sites dos órgãos e entidades públicas. Além da publicação das informações exigidas, os órgãos podem divulgar outros dados de interesse público por iniciativa própria, ou seja, de forma proativa.

Portanto, antes de apresentar um pedido de acesso, é importante que você verifique se a informação desejada já está disponível na seção de Transparência deste portal (coluna à esquerda) ou se ela já foi publicada como resposta a uma outra solicitação de informações realizada anteriormente por meio da Ouvidoria deste site, que é o e-SIC (Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão) do Legislativo martinense.

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO - SIC

MANUAL DO SOLICITANTE

1 - COMO SOLICITAR UMA INFORMAÇÃO?
SOLICITAÇÃO PRESENCIAL
Dirigindo-se à unidade física do SIC da Câmara de Linhares, instalado no setor de Protocolo, andar térreo do edifício sede, de segunda à sexta, das 7h às 18h (Avenida Nogueira da Gama, nº 15, Colina,Linhares/ES). Com o auxílio do servidor responsável pelo referido setor, faça a sua solicitação de informação preenchendo diretamente o formulário do e-SIC no portal da CML na internet. Será gerado um número de protocolo do próprio sistema, que é o comprovante do cadastro do pedido e também o identificador para que o solicitante acompanhe a tramitação de sua demanda.
SOLICITAÇÃO POR MEIO ELETRÔNICO
Acessando o e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão) no portal da Câmara Municipal de Linhares na internet: http://www.linhares.es.leg.br/ouvidoria. O pedido de informação é feito diretamente na tela do portal. Basta clicar em "ADICIONAR NOVA SOLICITAÇÃO" e preencher os campos solicitados. O e-SIC disponibilizará um número de protocolo, que é o comprovante do cadastro do pedido e também o identificador para que o solicitante acompanhe a tramitação de sua demanda.
2 - COMO ACOMPANHAR O SEU PEDIDO DE INFORMAÇÃO?
No link http://www.linhares.es.leg.br/ouvidoria, onde toda a tramitação da solicitação fica disponibilizada desde a sua entrada no sistema, identificada por meio do número de protocolo do próprio e-SIC. As informações também podem ser obtidas diretamente com o responsável pelo e-SIC (Rebeca Stefenoni – Agente de Ouvidoria), pelo telefone: (27) 3372-6506, Ramal 6506, pelo email comunicacao@camaralinhares.es.gov.br ou presencialmente, na sede da CML, de segunda à sexta, das 12h às 18h.
3 - COMO ENTRAR COM RECURSO?
SOLICITAÇÃO PRESENCIAL
Dirija-se, em um prazo de até 10 (dez) dias após o recebimento da resposta, à unidade física do SIC da Câmara de Linhares, instalado no setor de Protocolo, andar térreo do edifício sede, de segunda à sexta, das 7h às 18h (Avenida Nogueira da Gama, nº 15, Colina, Linhares – ES), e preencha o "Formulário para Recurso". A solicitação será registrada na tramitação do e-SIC após ser encaminhada à autoridade responsável. O solicitante receberá a confirmação do recebimento do seu recurso, bem como a resposta a ele (num prazo de até 5 dias), no e-mail cadastrado.
SOLICITAÇÃO POR MEIO ELETRÔNICO
Encaminhe o pedido de recurso, em um prazo de até 10 (dez) dias após o recebimento da resposta, para o e-mail comunicacao@camaralinhares.es.gov.br, identificando o número de protocolo e os motivos do questionamento. A solicitação será registrada na tramitação do e-SIC após ser encaminhada à autoridade responsável. O solicitante receberá a confirmação do recebimento do seu recurso, bem como a resposta a ele (num prazo de até 5 dias), no e-mail cadastrado.

- Para realizar o seu pedido de informação no e-SICclique aqui..

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO

A Carta de Serviços ao Cidadão reflete o compromisso de atendimento com eficiência e efetividade às demandas da sociedade. O presente documento traz a descrição das principais serviços oferecidos, as formas de acessá-los e o padrão de qualidade de  atendimento que se busca: Carta de Serviços ao Cidadão.